em jaguari

Vereador se diz arrependido sobre o que falou de seus críticos em redes sociais

da redação

Foto: Reprodução 

Dois vídeos gravados durante sessões ordinárias da Câmara de Vereadores de Jaguari deram o que falar nas redes sociais nos últimos dias. Em um deles, o vereador Wolmar Picoli (PDT) fala sobre uma sugestão de colocar fraldas em cavalos durante o desfile farroupilha. No segundo vídeo, gravado na sessão seguinte, ele "deseja um câncer" a todos que o criticaram pelo pronunciamento (veja os vídeos abaixo).

Como foi o desempenho dos 7 vereadores de Santa Maria nas urnas

Na manhã desta quinta-feira, o Diário conseguiu contato com o vereador que se diz "arrependido" das palavras utilizadas ao se referir aos críticos. 

- Eu fui caluniado! Na hora de me defender, no calor do momento, acabei exagerando um pouco. É claro que me arrependo e não desejo isso a ninguém. O que acontece é uma perseguição a minha pessoa, pois sempre estive do lado da comunidade. Estou sempre pela cidade visitando as pessoas, não apenas no período eleitoral, como a maioria dos nossos representantes. E isso incomoda algumas pessoas - conta Picoli. 

Segundo o vereador, a intenção dele, na primeira sessão, quando que fala sobre a ideia de uso de fraldas em cavalos, foi apenas expor o problema da sujeira na cidade após o desfile farroupilha. Ele diz que a ideia de colocar fraldas em cavalos é de uma pessoa da comunidade e que sequer concorda com a proposta. 

- Eu acho que a questão da sujeira dos cavalos deve sim ser debatida. Defendo que haja limpeza nas ruas após o desfile. Falei sobre as fraldas só como um fato curioso, foi um comentário, nada mais. Eu nem concordo com essa ideia (de colocar fraldas em cavalos) - destaca.

Sobre a possibilidade de haver uma investigação de quebra de decoro parlamentar, Picoli não se diz preocupado.
- Eu estou tranquilo. Podem apurar a vontade, porque eu não fiz nada de errado. Falei de um modo genérico, não me dirigi a ninguém em específico - fala. 

OS VÍDEOS E A REPERCUSSÃO
No dia 24 de setembro, durante seu pronunciamento em sessão da Câmara, o vereador Wolmar Picoli reclamou da sujeira deixada por cavalos nas ruas de Jaguari, especialmente após o desfile farroupilha. Na fala, ele relata que uma pessoa da comunidade sugerir ao Legislativo que os cavalos colocassem fraldas para circular pelas ruas da cidade.


Diante da repercussão negativa da fala de Picoli na itnernet, o vereador ocupou a tribuna do Legislativo na sessão da última segunda-feira, e voltou a falar sobre o assunto. Ele disse: "eu vou desejar só uma coisinha para esses vagabundos que estão na internet dizendo que eu pedi fralda para os cavalos: um câncer que comece na ponta e vá até o tronco da língua"


Dois dias depois da divulgação do segundo vídeo, o presidente da Câmara de Vereadores, Igor Tambara (MDB) publicou uma nota de esclarecimento no Facebook da Câmara (leia a nota na íntegra aqui). Conforme a nota, "estão sendo realizados os pertinentes encaminhamentos para a apuração de possível falta de decoro parlamentar e serão tomadas as providências necessárias". Segundo Tambara, a Câmara está aguardando o posicionamento do setor jurídico para, então, acionar a comissão de ética do legislativo. 

*Colaborou Janaína Wille

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Acima do limite de velocidade, motorista perde controle de veículo e sofre acidente em Jaguari Anterior

Acima do limite de velocidade, motorista perde controle de veículo e sofre acidente em Jaguari

Câmara repudia atitude de vereador após repercussão de vídeo em que ele defende uso de fraldas em cavalos Próximo

Câmara repudia atitude de vereador após repercussão de vídeo em que ele defende uso de fraldas em cavalos

jaguari